Radio Geek

quarta-feira, 28 de julho de 2010

QUINUA - QUINOA - KINOA

QUINUA , o alimento é considerado o melhor de origem vegetal para consumo humano e foi selecionado pela N.A.S.A. para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”. Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
O que você ganha com isso? Proteína tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. “Completa e de fácil digestão, a proteína da quinua é perfeita até para quem pega pesado nos exercícios”. Aliás, esse novo herói do prato saudável é também uma excelente alternativa protéica para quem não come carne.
Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
O cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).

Benefícios da Quinua
A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.
O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.

### RECEITINHAS ###

TABULE DE QUINUA

200g de quinoa em grãos
2 tomates sem pele e sem sementes, cortado
em cubinhos
1 pepino cortado em cubinhos
1 cebola média picada
3 ramos de salsinha picada
1 ramo de cebolinha picada
1 ramo de hortelã picada
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto


Deixar a quinoa de molho por aproximadamente 8 horas, escorrer a água, juntar o ingredientes, misturar bem e colocar para gelar.
Ótima opção para sair da rotina.



PÃO COM QUINOA

(fácil, fácil....faz na frigideira)

3colheres (sopa) de quinoa em grãos;
1colher (sopa) de semente de linhaça;
4colheres (sopa) de farinha de arroz;
1/2colher (sopa) de leite em pó, ou extrato de soja;
1/2colherzinha (café) de fermento em pó (para bolo);
sal a gosto.
Preparo: Pão que ajuda a emagrecer, porque além de regular o intestino tem alto poder de saciedade.
Coloque num recipiente a quinoa em grãos e a semente de linhaça, cubra com água.
Na manhã seguinte, acrescente 4 colheres de sopa de farinha de arroz, meia colher de sopa de leite em pó ou extrato se soja, meia colherzinha de café de fermento em pó (para bolo), sal a gosto. (Não leva nem gordura nem ovo). Faça uma massa resistente mas não dura, colocando água até a consistência desejada, como um mingau grosso.
Coloque a massa em frigideira de teflon (se necessário, unte ligeiramente), cubra com sementes de gergelim (opcional, mude colocando queijo ralado ou deixe sem nada) e tampe (fogo baixo). Ao dourar, vire a massa e espere dourar do outro lado, já sem a tampa. Ele fica parecendo um pão sírio, só que mais altinho, com cara de um pãozinho integral.