quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FARINHA DE COCO

A polpa de coco é secada e tirada a gordura, moída e finamente transformada em um pó muito similar na consistência à farinha de trigo. Contem uma fibra mais dietética do que o trigo, que é 58%, visto que o trigo contém 27% somente.
Farinha de coco é diferente das alternativas de trigo. Porque tem índice baixo em carboidratos de fácil digestão e não contém glúten. Tem menos carboidratos que a soja e é rica em fibras tem uma boa fonte de proteína, é quatro vezes maior em fibras que o farelo de aveia, duas vezes maior que o farelo de trigo, e três vezes maior do que a fibra da semente de linhaça moída. Ao contrário de outras fibras, a farinha de coco pode ser usada para fazer produtos de padaria e deliciosos pratos principais que ficam muito mais saborosos do que as alternativas com trigo. Farinha de coco também contém mais proteína do que a farinha de centeio ou milho.
Segundo pesquisas publicadas na revista “Innovative Food Science and Emerging Technlologies” – 7 (2006) 309-317 – realizado pelo Food Nutrition Research Institute Departament of Science and Technology of Philippines, entitulado “Dietary fiber from coconut flour: A functional food”, o índice glicêmico dos alimentos suplementados com farinha de coco diminui com a adição crescente de fibras dietéticas presentes na farinha de coco; e de 15 a 25% de fibras dietéticas provenientes da farinha de coco reduziram o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídios de seres humanas com níveis de colesterol moderadamente elevados. Além disso, esse estudo conclui que a farinha de coco é uma rica fonte de fibras dietéticas, é fermentável e produz ácidos graxos de cadeia curta, sendo que qauntidades crescentes de fibras dietéticas presentes na farinha de coco adicionada aos diferentes alimentos do teste tiveram pouco ou nenhum efeito gerado com a disponibilização de minerais. “ O aumento das concentrações de fibra alimentar gerado com a farinha de coco não afeta a absorção dos minerais disponíveis nos alimentos.” Grãos sem maceração podem levar a deficiência mineral por causa de uma substancia chamada ÁcidoFítico, que se liga com os minerais presentes nos alimentos, impedindo sua absorção. A farinha de coco pode ser uma maneira eficaz de evitar esse problema. Os resultados desse estudo estão servindo de base para o desenvolvimento de produtos com farinha de coco como um alimento funcional em todo o mundo.
Não é só uma farinha sem glúten e com proteínas, é também uma farinha livre de grãos. Portanto, para aqueles que seguem dietas rigorosas, livres de grãos, a farinha de coco abre um mundo de deliciosas possibilidades em pães, bolos e outras receitas. Pães feitos com farinha de coco são leves e macios e tem um sabor e uma textura maravilhosa.
Uma vez que a farinha de coco contém açúcar naturalmente proveniente da carne do coco, as receitas preparadas co ela necessitam de menos açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário