sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AMARANTO


O AMARANTO

O amaranto (Amaranthus caudatus) é originário da região dos Andes e já era cultivado pelas civilizações Inca e Asteca há mais de 2000 anos. É considerado um alimento sagrado pelo povos andinos. O amaranto é um dos “alimentos esquecidos” do mundo. Esta planta versátil e resistente está repleta de vitaminas, minerais e proteínas, sendo considerado atualmente, um alimento de qualidade.



O amaranto possui grande potencial nutritivo. A semente possui cerca de 15% de proteínas, que tem uma qualidade biológica comparável à do leite e superior a de outros vegetais, como a soja e o feijão. O amaranto também é rico em fibras e pode ser utilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado em vegetais. Em relação às gorduras, o amaranto possui alta porcentagem de ácidos graxos insaturados, considerados essenciais para nossa saúde. A sua fibra que supera inclusive ao de outros cereais, sendo altamente recomendado em pacientes com diabetes, obesidade, hipertensão arterial, constipação entre outros.

fibras



vitaminas - A, B6, riboflavina (B2), folato (ácido fólico)


minerais - cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, e manganês

Biscoito de Amaranto

Ingredientes


1 xícara de amaranto em grãos


1 xícara de farinha de amaranto


2 xícaras de amido de milho


3/4 de xícara de água ou leite


2 ovos


1/2 xícara de manteiga


1/2 xícara de açúcar


1 colher (sobremesa) de fermento químico


1 colher (sobremesa) de sal

Preparo

Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as formas e despeje em pequenas quantidades, com a ajuda de uma colher.Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).


trabalhamos com amaranto em grãos e em flocos.



Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0Hy5vQ-rkE4

Nenhum comentário:

Postar um comentário