domingo, 25 de janeiro de 2009

AÇAÍ - A SUPER FRUTA












Milk shake de açaí

3 bolas de sorvete
(creme, morango, coco ou abacaxi)
2 copos de leite
2 colheres(sopa) de açaí desidratado

Manda tudo para o liquidificador, bata muito bem, decore o copo com 2 colheres de xarope de açaí e sirva.
Aí é só atacar!!!!

· A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
· O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
· A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
· O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
· Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
· O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
· Combate a anemia

Para ser a fruta passa pelo processo de liofilização, ou seja, retira-se toda a água onde o pó é embalado a vácuo e ganha o mundo, o ponto positivo é que assim os seus nutrientes ficam mais concentrados, podendo ser consumidos da mesma forma, em suco, leite, bolo mousse e sorvetes...
Mais uma indicação do potencial anticancerígeno do açaí acaba de ser anunciada. Um grupo norte-americano publicou artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry em que descreve como os antioxidantes contidos no fruto originário da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas.
O estudo mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. “O açaí é considerado uma das mais ricas fontes de antioxidantes e esse estudo representa um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto”, disse Stephen Talcott, professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade na Flórida, em comunicado da instituição.
O pesquisador ressalta que os resultados não significam que o fruto possa prevenir leucemia em humanos. “Nós trabalhamos com um modelo de cultura celular e não queremos dar falsas esperanças a ninguém. Mas os resultados encontrados até o momento são encorajadores, pois compostos que mostram boas atividades contra células cancerosas em modelos em laboratório têm potencial para oferecer efeitos benéficos no organismo humano”, disse.
Talcott lembra também que estudos anteriores indicaram a capacidade de destruir células cancerosas de antioxidantes contidos em outros frutos, como uvas, goiabas e mangas. Segundo o pesquisador, ainda não se sabe muito bem quais são os efeitos dos antioxidantes em tais células no organismo humano, uma vez que fatores diversos como absorção de nutrientes, metabolismo e outros processos bioquímicos podem influenciar a atividade dessas substâncias.O grupo de Talcott está em meio a outro estudo, com conclusão prevista para este ano, para investigar os efeitos dos antioxidantes do açaí, conhecido nos Estados Unidos como “brazilian berry”, em voluntários saudáveis. A pesquisa pretende determinar como esses componentes são absorvidos pelo sangue e como eles afetam a pressão sangüínea, os níveis de colesterol e outros indicadores.
Fonte: Carlos Fioravanti , Agencia Fapesp, 23/01/2006.

Aqui você encontra açaí em pó, xarope de açaí, extrato de soja com açaí, diretinho da Amazônia...venha conferir e pegar sua receita.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário